O aqueduto localiza-se na cidade de Vila do Conde, estende-se entre Terroso, freguesia localizada na Póvoa de Varzim e do Convento de Santa Clara em Vila do Conde.
Construído entre 1705 e 1714, é um monumento de estilo românico constituído por um total de 999 arcos com o intuito de abastecer o Mosteiro de Santa Clara, visto que os depósitos de água existentes até então se tinham revelado insuficientes para a comunidade do clero existente no espaço.
Em 1626, D. Maria de Menezes, a abadessa do mosteiro deu o primeiro passo do projecto, dando início á construção da fábrica de obra necessária, no entanto 10 anos passados, as obras eram interrompidas devido a um problema de desnivelamento. Em 1705, com o mosteiro lideradado pela Abadessa D. Bárbara de Ataíde, deu-se início á edificação do aqueduto, completada até ao ano de 1714.
Classificado como Monumento Nacional pelo IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico) desde 1910, é um dos cartões de visita de Vila do Conde, estando presente por grande parte da cidade, possibilita fantásticas fotos aos visitantes.
Fotos cedidas por Joaquim Gomes - http://web.mac.com/jfagomes
Sem comentários:
Enviar um comentário