sexta-feira, 22 de junho de 2012

Siglas Poveiras

Na cidade da Póvoa de Varzim , são várias as atracções turísticas, desde das praias ao casino, passando pela gastronomia local ou pelo Monte de São Felíx.

No entanto, alguns curiosos pormenores da cultura Poveira podem escapar á vista do turista mais desatento, exemplo disso são as siglas Poveiras, utilizadas em tempos como forma de comunicação, nos dias de hoje é difundida em gravações integradas nos mais variados contextos, desde placas informativas ao piso de algumas praças.

Esta forma primitiva de comunicação foi aqui transmitida à mais de mil anos pelos Vikings, e singrou entre a população, pois esta era analfabeta e tinha então esta escrita como forma de comunicação.

Cada família tinha uma sigla representativa, que servia essencialmente para simbolizar um acontecimento, uma dívida ou um bem. Por exemplo, os barcos eram identificados na parte exterior com a sigla correspondente á família proprietária da embarcação, também o peixe capturado era marcado com a respectiva sigla do pescador, de forma a mais facilmente identificar o seu dono, ou até mesmo nos casamentos, as siglas das duas famílias eram inscritas num móvel da igreja Matriz para assinalar a união.

O brasão era passado de geração em geração, o primeiro filho recebia o brasão com a adição de um pique, o segundo com dois piques, e assim sucessivamente, sendo que o filho mais novo recebia o brasão igual ao do pai, e devia assumir a responsabilidade de cuidar dos pais aquando da sua idade avançada.



Sem comentários:

Enviar um comentário