domingo, 22 de julho de 2012

Évora

Évora é o berço cultural no sul Português, são inúmeros os atractivos que podemos encontrar nesta cidade. Desde logo o templo romano de Évora, também conhecido por templo de Diana, integrado no centro histórico da cidade que foi distinguido como Património da Humanidade pela UNESCO, foi construído no século I durante a ocupação Romana, em honra do Imperador Augusto e modificado pelos Visigodos durante as suas migrações no nosso país, no século III. O templo é conhecido por templo de Diana, devido a uma lenda que contava que o templo teria sido edificado em honra da Deusa Diana, deusa romana da caça.
Outro dos monumentos mais carismáticos e até macabros da cidade, esta integrado na Igreja de São Francisco, e foi idealizada e construída por iniciativa de três monges no século XVII, ao encontro do que as normas da contra-reforma contemplava. O templo foi construído com o intuito de sensibilizar para a transitoriedade da vida, ou seja que a vida é apenas uma passagem, e que a morte espera a todos. Para tal foram recolhidos cerca de 5000 ossos por cemitérios e igrejas da cidade, que foram então dispostos nas paredes do monumento, acompanhados de motivos alusivos à morte. As "boas-vindas" são feitas ao visitante com uma celebre frase à entrada da capela "Nós, ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos!".
A cidade dispõe ainda de mais monumentos de relevo, como por exemplo a Sé Catedral de Évora, construída entre 1186 e 1250, sendo que foram depois adicionadas outras estruturas até ao século XVIII, também a Anta do Zambujeiro e o Cromeleque dos Alpendres.

Sem comentários:

Enviar um comentário